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Cursos - Agenda
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Solicitações ao Presidente de prestação de contas
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Prezado Sr. Manoel Luiz,
Primeiramente gostaria de agradecer sua ativa participação, questionando e cobrando, pois é através da cobrança, da participação dos associados é que somos motivados a continuar nosso trabalho pela Ortopedia Técnica no Brasil, principalmente por iniciativas honestas e corajosas como a sua, de nos questionar diretamente em relação a suas dúvidas anseios e expectativas e, principalmente, assinando embaixo e não tomando iniciativas como verificamos recentemente de pessoas interessadas somente em semear a discórdia enviando correspondências anônimas repletas de inverdades.
Prezado Sr. Manoel, mais uma vez agradeço por sua iniciativa, e tomo a liberdade de aproveitar para responder a seus questionamentos também para os demais associados da ABOTEC, disponibilizando essa resposta em nosso site.
Segue abaixo as respostas a cada um de seus questionamentos.
Cordiais saudações
Henrique Grego Presidente
Bom dia Sr. Presidente.
Venho humildemente solicitar ao Sr. que possa me informar sobre alguns dos projetos que foi nos colocado em sua carta de apresentação antecedendo sua vitória para a Presidência da Abotec. Solicito se possível que o Sr. narre abaixo de cada item, para que possamos seguir uma linha de raciocínio. Aproveitei e copiei da carta que recebemos na época. Muito obrigado por esta atenção, e agradeço desde já sua colaboração. Atenciosamente. Manoel Luiz da Silva Cunha - Ortopedia São José Ltda.
--> Tenho vários projetos p/ nossa associação, entre eles destaco alguns:
1- Dar seqüência ao trabalho de regulamentação da categoria atuando diretamente em Brasília
--> OSJL --> O que conseguiu-se até o momento ?
--> ABOTEC --> Felizmente, conseguimos no ano passado desengavetar o processo de reconhecimento da nossa Profissão, que infelizmente estava perdido em alguma gaveta em Brasília, prestes a ser arquivado. Conseguimos fazer com que o mesmo voltasse às mãos do relator do projeto, com os devidos esclarecimentos a respeito do mesmo pois a comissão estava, inclusive, nos confundindo com gesseiros! Fizemos recentemente algumas modificações em nosso site e brevemente estará disponibilizado no mesmo todo andamento de tal processo, com atualizações em tempo real.
2- Verificar o destino das verbas do SUS a “filantrópicas” e saber como estão sendo aplicadas.
--> OSJL --> O que foi verificado ?
--> ABOTEC --> Fomos ao SUS em Brasília, eu, o Sr. Zampini da Otto Bock e o Sr. Willer da Polior. Estivemos com a Dra. Sheila responsável pela distribuição dessas verbas do SUS e, infelizmente, tivemos de escutar dessa senhora exatamente o que transcrevo agora: Você e seus associados não são bem vindos nesse local, o SUS não conversa com entidades de classe patronal, estamos aqui para atender às entidades ligadas aos interesses dos deficientes e nossa diretriz é de que a prioridade seja as entidades filantrópicas, porém, estas não têm capacidade para atender toda a demanda, por isso, controle seus associados para que possam utilizar a verba que sobra, de forma eficiente e não fiquem se matando entre si com recursos jurídicos.Em vista disso, fomos obrigados a buscar outra forma de abordagem e já estamos com planilhas de custo de produção de órteses e próteses em mãos de nossa assessoria jurídica em São Paulo, para buscar o registro dessas planilhas junto ao CADE, para podermos estabelecer uma tabela de preços sugestivos a nível nacional e, a partir daí, tentar um reajuste na tabela de preços do SUS. Acredito que cabe a cada associado em sua região, buscar apoio político local, e da população para desmascarar essas filantrópicas que não prestam serviços condizentes com suas proposições, pois, infelizmente, não vejo como agir diretamente com a diretoria do SUS.
3- Profissionalizar a administração da nossa associação tornado-a mais eficiente e mais próxima dos associados independente de qual diretoria que esteja no momento a ABOTEC tem que continuar atuando profissionalmente.
--> OSJL --> Estou curioso em saber sobre a profissionalização da associação, bem como da administração, para poder entender desta aproximação aos associados, que não consegui perceber ainda, como está sendo feita e quando irá dar início ?
--> ABOTEC --> Quando assumimos a direção da ABOTEC, encontramos um caos administrativo, para que possa ter uma idéia, nem as escrituras dos imóveis da ABOTEC, não encontramos! Nas pastas com documentação dos associados faltavam documentos, não havia normas e rotinas de procedimentos administrativos. Tivemos que solicitar de vários associados que nos enviassem cópias de seus documentos, pois, à medida que recebíamos as solicitações de renovação de ACT e buscávamos a pasta do associado, verificávamos que faltavam muitos documentos. Para se ter uma melhor idéia do caos administrativo da ABOTEC, logo estaremos disponibilizando aos associados o laudo da auditoria que foi feita recentemente na contabilidade, a pedido dos antigos Presidentes, Sr. Renato e Sr. Mário. Organizamos toda a administração, criando normas de procedimento, fizemos um manual de procedimentos para padronizar todas as atividades administrativas da ABOTEC, facilitando assim a continuidade do funcionamento da ABOTEC, independentemente das pessoas que a dirigem ou que lá trabalham. Inclusive tivemos que tomar iniciativas como, por exemplo, exigir cópias autenticadas da documentação dos associados, pois, infelizmente, detectamos algumas tentativas de fraude. Refizemos o nosso site e o estamos tornando mais moderno e interativo, inclusive, com serviços exclusivos aos associados, como a publicação diária de licitações em todo o País, área para dicas e sugestões, área para classificados, divulgação das portarias baixadas pela diretoria para normatização dos atos administrativos, etc. Tudo isso para buscar maior agilidade aos processos e maior proximidade aos associados.
4- Mostrar aos associados que vale a pena ter ABOTEC ao seu lado valorizando o nosso Atestado de Capacitação Técnica tornando sua importância maior do que é hoje em dia.
--> OSJL --> Sr. Presidente, me fale com sinceridade, até que ponto o ACT tem esta valorização tão grandiosa que o Sr. comenta, pois tenho conhecimento de empresa, que possui um ACT, e apenas para poder entrar em licitação, compra em Prefeitura, etc., tenho aqui minhas dúvidas, pode me orientar e me ajudar nesta minha falta de visão ?
--> ABOTEC --> Um grande mérito das diretorias anteriores, foi conseguir que tivéssemos na RDC 192, esse pequeno poder de emitir os ACT, pois como todos sabem, somos uma associação e, como tal, não temos poder de fiscalização, não podemos, como, por exemplo, punir um profissional que cometeu algum ilícito como faria a OAB, que trata-se de uma autarquia, um órgão reconhecido nacionalmente por representar uma classe profissional. Infelizmente, ainda não somos uma classe profissional, ainda não temos nossa profissão reconhecida, falando um português mais claro... Legalmente nós ainda nem existimos como profissão no Brasil. No início de meu mandato, fui surpreendido por alguns telefonemas de pessoas muito irritadas me questionando por que não lhe renovava seu ACT, pois as diretorias anteriores o faziam!!! Inclusive alguns fisioterapeutas me ligaram muito irritados questionando assim: mas fulano me dava ACT !!!. No entanto essas pessoas não tinham a documentação necessária e tomamos por norma realmente cumprir nosso papel de guardiões da RDC 192 no que diz respeito à emissão do ACT. Se as pessoas não apresentarem os documentos exigidos pela Lei, nós realmente não emitimos o atestado. Quanto ao seu questionamento de pessoas que não seriam capacitadas para ter um ACT, infelizmente, não temos como verificar na prática, a capacidade de cada um, seria necessário uma enorme equipe de fiscalização para fiscalizar todo o País e, infelizmente não temos como fazê-lo e nem mesmo podemos pois, como já disse antes, a Lei não nos garante o poder de fiscalização. Se alguém consegue os documentos que são exigidos, não temos outra alternativa, a não ser de emitir o ACT para essa pessoa. Sei que não é o ideal, por isso estamos tão empenhados em conseguir logo o reconhecimento de nossa Profissão.
5- Evitar que aventureiros venham estar na área de ortopedia técnica sem a menor qualificação.
--> OSJL --> Esta realmente gostaria que o Sr. fosse bem convincente, procure e faça uma investigação, e me diga, se todas as empresas associadas, se todos que tem o ACT, tem qualificação para tê-los, e para serem associadas ?
--> ABOTEC --> A investigação que o senhor solicita, conforme já respondi anteriormente, não é possível ser feita, porém, dentro do que nos é possível fazer como associação, a primeira atitude que tomamos, foi com relação aos cursos técnicos onde passamos a exigir uma carga horária de, no mínimo, 16 horas para cada curso, insistimos sempre que estes tenham conteúdo não somente teórico mas também prático, que sejam realizadas provas de avaliação dos alunos e que nos fossem enviadas com antecedência toda programação de cada curso. Além disso, buscamos parcerias, como por exemplo, a Faculdade Paulista de Medicina, que realiza um ótimo curso de anatomia ligado ao movimento do corpo humano que é de extrema importância para o aprimoramento de nossa profissão. Realizamos um Seminário em Valinhos no ano passado onde contamos com a presença de mais de 50 associados. Estamos organizando nosso Congresso para esse ano e tão logo disponibilizarmos a programação científica, o senhor poderá conferir a qualidade e importância dos temas nas palestras e cursos pré-congresso.
6- Fortalecer as delegacias p/ que a diretoria possa estar mais próxima do associado.
--> OSJL --> Estou a disposição e cheio de curiosidade em saber quem são os delegados atuantes da atual diretoria ?
--> ABOTEC -->Realmente quando me candidatei à presidência da ABOTEC, acredito que ainda estava muito viva em mim a experiência de um dos delegados que mais trabalhou pela ABOTEC, minha empresa foi a primeira no Brasil a se adequar às exigências da RDC 192 e, em minha região fui um delegado tão atuante que, inclusive, recebi ameaças de morte. Mas ao montar nossa chapa, distribuímos os cargos entre associados de praticamente todo o Brasil, em nossa diretoria atual temos associados de São Paulo e Rio de Janeiro (região sudeste), associados do Rio Grande do Sul (região sul), associados da Bahia (região nordeste), associados de Goiás (região centro-oeste), além de colaboradores importantes que temos em Pernambuco, Ceará, Santa Catarina, etc. por isso, acabamos não sentindo a necessidade de constituir oficialmente delegados. Além do que, contamos com a importante ajuda de todos os sócios que, assim como o senhor, está preocupado com a Ortopedia Técnica no Brasil e, tenho a certeza, disposto a colaborar, como demonstra nessa sua carta.
7-Trabalhar para que seja mudada a forma de concessão de órteses e próteses, pelos órgãos públicos, ou seja, o segurado do SUS, INSS, etc, receberia uma carta de crédito, onde estariam relacionadas as empresas de Ortopedia Técnica credenciadas para fornecimento de órteses e próteses e o mesmo escolheria qual empresa preferiria fazer sua órtese ou prótese. Tendo em vista a existência de uma tabela de preços, já praticada pelo SUS, passaríamos a disputar nossos clientes, pela qualidade oferecida e não pelo menor preço.
--> OSJL --> Perguntas -->
1ª) Como está o andamento do processo da mudança na forma de concessão de órteses e próteses pelos órgãos públicos ?
--> ABOTEC --> Prezado Sr. Manoel, todos temos projetos e ideais, alguns são passíveis de serem realizados outros não, alguns, embora prioritários, dependem de outras medidas ou mesmo de outros acontecimentos para que se concretizem. No caso específico desse nosso projeto de mudança da forma de concessão de órteses e próteses em nosso País, após vários contatos que tivemos com o INSS e o SUS, verificamos que primeiramente, teremos que existir, como uma Classe Profissional, para tal, estamos buscando apoio político, para termos aprovado o projeto de reconhecimento de nossa profissão, quem sabe daí não saiam também apoios para essa mudança. Em todas as reuniões que temos feito com associados pelo Brasil, temos pedido ajuda a todos que tenham conhecimento político para alcançarmos esse objetivo.
2ª) Esta relação das empresas de Ortopedia Técnica credenciadas, seriam as que são associadas a Abotec ?
--> ABOTEC --> A idéia seria de que credenciássemos as empresas com ACT e com sua licença da vigilância sanitária em dia e, obviamente, sempre buscando oferecer vantagens às empresas filiadas à ABOTEC
3ª) A Abotec, informaria aos órgãos públicos até as que não são adequadas, até as que não tem realmente profissionais, até as que não tem realmente o intuito único de ortopedia técnica, até aquelas que apenas estão para terceirizar ?
--> ABOTEC --> Sr. Manoel, para que tenha idéia da grande dificuldade na luta contra a terceirização, saiba que as duas maiores empresas no Brasil, que vendem componentes para órteses e próteses, estão investindo muito nas centrais de fabricação. Quanto às perguntas quanto a atestar quem é ou não é competente ou está adequado, voltamos à mesma questão respondida em sua pergunta número 4, ou seja, a partir do momento que tivermos poder de fiscalização, poderemos tomar tais medidas.
--> Presidente --> Estou tentando reunir forças com companheiros de vários estados do Brasil p/ poder dar seqüência ao grande trabalho que temos pela frente .
--> OSJL --> Apenas para entender, colocou acima que Profissionalizar a administração da nossa associação tornado-a mais eficiente e mais próxima dos associados independente de qual diretoria que esteja no momento a ABOTEC tem que continuar atuando profissionalmente, a minha pergunta é, esta tentativa de reunir forças, com companheiros, principalmente após indagar que independente de qual diretoria, mas seria também independente de posição de cada companheiro também em relação a outros assuntos, penso que não seria também independente de chamá-los e contactá-los e unir as forças ? Pois não tenho tido notícias de alguns lugares do Brasil, desta solicitação, apenas tenho notícias de alguns profissionais, que são colocados a par de alguns assuntos, mínimos por sinal, mas do porque sómente estes são contactados é algo que não entendo.
--> ABOTEC --> Sr. Manoel, no último Seminário que realizamos em Valinhos, fizemos uma reunião com os associados presentes onde tivemos a oportunidade de discutir a respeito das nossas atividades e realizações até então, infelizmente não pudemos contar com sua presença, mas também pela mesma ocasião no ano passado, distribuímos uma circular com a relação de todas nossas atividades e realizações, o que já estamos preparanto para enviar novamente aos associados. Note que também todas as circulares enviadas aos associados, estão disponíveis em nosso site, na área de associado.
--> SR. PRESIDENTE, A SITUAÇÃO COMO TODOS SABEMOS É SUFOCANTE, AS INSTITUIÇÕES BEM COMO AS ASSOCIAÇÕES ESTÃO TOMANDO RUMOS QUE NUM FUTURO PRÓXIMO IRÃO CADA VEZ MAIS NOS PREJUDICAR, SINTO POR ESTA SOLICITAÇÃO, POIS ESTOU E ESTAMOS ALGUNS ASSOCIADOS LONGE DE INFORMAÇÕES DA ATUAÇÃO DA ATUAL DIRETORIA, SEI QUE PROVAVELMENTE PODE ME RESPONDER --> MAS A ASSOCIAÇÃO ESTÁ ABERTA PARA QUE POSSAM SOLICITAR TODAS E QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE A MESMA, MAS ME DESCULPE, SABE QUE NÃO É BEM ASSIM, A ATUAL DIRETORIA, BEM COMO DAS ANTERIORES, ESCONDEM ALGUNS PROCEDIMENTOS, DEIXAM DE COLOCAR ALGUMAS INFORMAÇÕES QUE ACHAM QUE SÓMENTE A DIRETORIA PODE TER ACESSO, NÃO CONCORDO POIS O QUE TEMOS É UMA ASSOCIAÇÃO, E COMO ASSOCIAÇÃO TEMOS QUE TER ACESSO A TODA E QUALQUER INFORMAÇÃO SOBRE O QUE ACONTECE.
--> ABOTEC --> Sr. Manoel, compreendo perfeitamente seus anseios, até porque, também sou empresário e vivencio os mesmos problemas. Em minha região não é diferente. Lamento que na gestão dessa diretoria, o senhor não tenha mais participado como o fazia no passado, mas reafirmo e concordo consigo, a associação é dos associados e está sempre à disposição dos mesmos para qualquer informação, inclusive, a partir de sua solicitação, passaremos a disponibilizar na área de associado em nosso site todos os atos da diretoria, facilitando assim a participação dos associados.
PARA ENCERRAR, VENHO SOLICITAR ESTAS, COMO UM ASSOCIADO QUE QUER CONTINUAR TRABALHANDO, POIS SÃO 25 ANOS DE LUTA, PARA DERREPENTE, SE ESCORRER EM FALCATRUAS, E CONCORRÊNCIAS DESLEAIS.
SABE SR. PRESIDENTE, TIVE ACESSO A UM COMENTÁRIO, QUE NÃO SEI REALMENTE O TEOR DA VERACIDADE DA MESMA, POR UM MEMBRO DA SUA DIRETORIA, QUE A ATUAL DIRETORIA, ESTARIA SE MUDANDO DA ATUAL SEDE PARA UM IMÓVEL ALUGADO, ISTO É VERDADEIRO ? POIS QUANDO SE TRATA DE MODIFICAÇÃO DESTE PORTE, NÃO TERIA QUE SER SOLICITADO UMA ASSEMBLÉIA PARA SER DISCUTIDO ESTE ASSUNTO ?
--> ABOTEC --> Sr. Manoel, de acordo com nossos estatutos, temos que convocar uma assembléia geral quando desejamos dispor de algum bem imóvel, o que não é o caso, pois os bens e imóveis da ABOTEC, a princípio, não temos intenção de vender. Em reuniões que tivemos em fevereiro com vários associados de todo o Brasil, no Rio de Janeiro e depois com quase todos os associados de São Paulo numa reunião em nossa sede, expusemos nossa idéia de criar uma “Oficina Escola” para que a ABOTEC e outros interessados em ministrar cursos, tivessem um local adequado para tal. Para que tenha uma idéia, o Curso a Distância da Universidade Dom Bosco, que vários associados estão fazendo, tem exames presenciais realizados semestralmente e temos que pedir a alguns associados o favor de “emprestar” sua oficina por duas ou mais semanas para viabilizar tal exame. No final desse ano, serão prestados os exames de graduação na ISPO, pelos alunos que concluíram o curso e não teríamos onde fazer! Teríamos que, novamente, “nos virar”, ou seja, nos adaptar em algum lugar!
Então nas reuniões que citei acima expusemos tudo isso aos associados e todos foram unânimes em concordar com a viabilização de um local para montagem da “Oficina Escola”. E como expusemos a todos nessas reuniões, passaremos a programar cursos e seminários neste novo local para que o mesmo seja auto-sustentável, não onerando aos associados. Para que o senhor tenha uma idéia, somente o resultado financeiro Seminário organizado no ano passado, pagaria o aluguel do imóvel por seis meses!
Aguardo imensamente um retorno do Sr. Presidente. Atenciosamente. Manoel Luiz da Silva Cunha Ortopedia São José Ltda Campos dos Goytacazes - Rio de Janeiro - Brasil.
--> ABOTEC --> Para finalizar, quero mais uma vez agradecer sua participação e espero que essa sua iniciativa, incentive mais associados a participar conosco no engrandecimento de nossa categoria profissional. Como dizia na época das eleições, “JUNTOS SOMOS UMA CLASSE PROFISSIONAL, SEPARADOS SOMOS NADA”. Aproveito para convidá-lo para reunião que faremos já no local da Oficina Escola, no dia 15/06/07, às 14:00hs. O endereço é Rua: Carlos Escobar, 45 - Vila Bianca. Para chegar lá, descer na estação Santana, pegar a Av.: Dr. César e seguir em frente após o Bar Papagaio Vintém, 1ª à direita.
Conto com sua presença e espero poder continuar contando com sua ajuda. Cordiais Saudações
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