Caros amigos,
Mais uma vez acabo de voltar do Congresso de Órteses e Próteses na Alemanha. Já foram muitos congressos mundiais, e apesar de nunca satisfazer à todos, é sempre muito legal e interessante.

As palestras, você escolhe o que verdadeiramente te interessa, e são muitas, de todos os assuntos possíveis, dentro da nossa área de órteses e próteses. São palestrantes de todas as partes do mundo, cada qual com sua experiência ou novidade, é muito bom mesmo! Como já estive muitas vezes nestes congressos, conheço muita gente, de todas as partes, e é sempre bom reencontrá-las e trocar novas idéias e experiências. O local da feira em Leipzig é maravilhoso, fica dentro de um complexo arquitetônico fantástico, feito em aço e vidro, com árvores e jardins internos.

Neste ano foram utilizados 3 pavilhões, repletos de estandes, de várias partes do mundo. Você entra pela manhã, almoça por lá e só no final da tarde vai embora. Muitas novidades em materiais e equipamentos foram mostradas, desde matéria prima, maquinários, técnicas de confecção, cadeiras adaptadas, órteses e próteses. Os grandes expositores como ÖSSUR, OTTO BOCK, ENDOLITE, e outros estão sempre presentes, com grandes estandes e suas novidades. Muitos novos fabricantes de componentes, vindos da Rússia, China, Turquia, Itália, Espanha, etc.

A tendência neste congresso, para mim, foi a tecnologia CAD-CAM, empregada em todas as áreas na confecção das órteses e próteses. Muitos estandes vendendo, programas de software e todos equipamentos para fabricação das órteses e próteses no sistema CAD-CAM. Também um expositor mostrava o Sistema 3D, que para mim, ainda está longe no que diz respeito a confecção de palmilhas, órteses ou encaixes para próteses. Sempre com muitos expositores de órteses pré-fabricadas, meias de compressão, coletes em tecido, e muitas empresas na área do pé-diabético, achei muito bom, grandes opções, mas sempre muito caras!

É claro, que quando se vai a Europa, neste congresso, queremos também fazer turismo. Leipzig é uma cidade estratégica, quando se trata de turismo, ela pequena e muito linda e charmosa, e fica a 1 hora de Dresden, 1h e 30 de Berlim e a 3 horas e meia de Praga, capital da República Checa. Você pode visitar qualquer uma destas cidades, indo pela manhã de trem e voltando a noite, é esplendoroso !

Nós da ABOTEC, já fizemos grupos com mais de 40 pessoas para ir aos congressos mundiais, mas eram outros tempos. Neste ano contei 26 pessoas, e quase todas elas foram por conta própria. Algumas nem se encontraram, o que é uma pena! Vamos preparar para o próximo congresso mundial, que será em maio de 2018 no mesmo local, em Leipzig, um pacote especial para que todos possam se programar e pagar em suaves prestações. Não percam, é único! Vale visitar!

Abraços,

Peter Kuhn

Veja as Fotos do Congresso na Alemanha OTWORLD

Rua Carlos Escobar, 45 | Santana - São Paulo - SP | CEP: 02013-050 Fones: (11) 2950-6575 / 2978-3283 / 2950-2874